boina preta

Ministro da Defesa visita a Capital dos Blindados

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: S Ten Ronivaldo

Santa Maria notabiliza-se como centro de desenvolvimento e produção de pesquisas na área de defesa. Com expressivo contingente militar, a cidade está sempre em evidência, e a relevância com que as tropas locais atuam transformou a cidade em um senso comum sobre este tema.

O ministro da Defesa, general de Exército Walter Souza Braga Netto, esteve na Capital dos Blindados no dia 23 de setembro para acompanhar as ações prioritárias da pasta da Defesa e das Forças Armadas, no Rio Grande do Sul.

O fortalecimento da indústria nacional de defesa é um dos objetivos estratégicos do ministério, que tem um olhar muito atento aos incrementos na economia brasileira, gerados pelo setor. A área da defesa representa cerca de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 290 mil postos de trabalho diretos e 850 mil indiretos no Brasil, o que requer especial atenção por parte do governo federal.

Apesar da curta estadia no município, o ministro da Defesa foi recebido pela Guarda de Honra na Avenida do Exército e, logo depois, foi ao Centro de Adestramento - Sul (CA-Sul), onde participou de uma reunião com os comandantes das grandes unidades e comandantes das organizações militares de Santa Maria e de cidades que estão na área de responsabilidade da 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

Agenda

O general Braga Netto participou, ainda, de uma demonstração do tiro remoto com a Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M 109, possibilitado pelo moderno sistema Gênesis.

No período da tarde, o ministro da Defesa assistiu a mais uma realização de tiro real no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), encerrando, assim, a visita.

É comum o ministro da Defesa visitar Santa Maria. A Cidade Coração do Rio Grande recebeu o ministro da Defesa Raul Jungmann no ano de 2018, e o ministro Nelson Azevedo Jobim, em 2007.

Aqui no Rio Grande do Sul, o general Braga Netto já visitou Porto Alegre no dia 22 e, após a visita a Santa Maria, retornaria para Brasília no dia 24 (sexta-feira), onde continuará com os compromissos de agenda.

Temporada Hípica 2021

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Entre os dias 17 e 19 de setembro, a Capital dos Blindados foi palco da Temporada Hípica Marechal José Pessôa. O evento ocorreu no Centro Hípico de Santa Maria e contou com a participação de competidores de várias regiões do Rio Grande do Sul. As diversas modalidades foram disputadas como etapa do campeonato de salto do Comando Militar do Sul, etapa da Taça Divisão Encouraçada e também como etapa da Taça Garança. Dentre os competidores da etapa, estava o general de Exército Valério Stumpf Trindade, mais alta autoridade presente ao evento.

A Temporada Hípica de 2021 comemora os 113 anos de criação da 3ª Divisão de Exército e também faz referência aos 100 anos do emprego de blindados pelo Exército Brasileiro.

É nesse contexto que a Divisão Encouraçada presta homenagem ao marechal José Pessôa Cavalcanti de Albuquerque, pioneiro e idealizador da utilização do carro de combate como instrumento de batalha.

No sábado, a temática fez referência aos 100 anos do emprego de blindados no Brasil e, por isso, estavam expostos no Centro Hípico um carro de combate M3 Stuart, utilizado pelo Exército Brasileiro entre as décadas e de 1940 e 1970, e também o Renault FT-17, exemplar Guararapes, blindado adotado pela Força Terrestre em 1921.

Além dos blindados, também foi realizada uma exposição de modelismo, com mostra de miniaturas do mundo inteiro.

No domingo (19), a temática foi o "Dia do Gaúcho". Os participantes foram convidados a comparecerem com trajes típicos e, no meio da manhã, houve uma participação especial do Centro de Tradições Gaúchas Sentinela da Querência, com danças típicas e muito tradicionalismo.

Mais do que uma competição, a Temporada Hípica deste ano foi um verdadeiro convite ao reencontro entre amigos e uma opção de lazer e diversão para os participantes. Foram diversas atrações, como pista de cordas, pista de orientação, passeio a cavalo e oficina de desenho e pintura, tudo isso como forma de entretenimento para as crianças.Foi uma Temporada Hípica diferente, com grande número de atividades e atrações, onde o maior premiado foi o público que compareceu; uma verdadeira oferta de ambiente salutar e um convite às famílias que moram em nossa cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com filas durante a madrugada, começa vacinação de adolescentes em Santa Maria

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr Próximo

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr

Geral